fbpx
Home   /   Blog   /   Aneel cria “Bandeira Tarifária de Escassez Hídrica” e conta de energia ficará ainda mais cara.

Notícia

Aneel cria “Bandeira Tarifária de Escassez Hídrica” e conta de energia ficará ainda mais cara.
2 de Setembro, 2021

Aneel cria “Bandeira Tarifária de Escassez Hídrica” e conta de energia ficará ainda mais cara.

A bandeira tarifária foi criada para custear custos excepcionais com importação de energia e acionamento das usinas termelétricas, que tem custo elevado.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a criação de nova bandeira tarifária, a “Bandeira de Escassez Hídrica”. A partir de 1° de setembro, a conta de luz tem aumento de 6,78%.
A bandeira tarifária que estava em vigor era a vermelha patamar 2 no valor de R$ 9,49 e com a criação da nova bandeira, o valor passa a ser de R$ 14,20 até abril de 2022.
A justificativa apresentada pela Aneel é que o Brasil está passando pela maior estiagem dos últimos 91 anos, o que obrigou que o sistema de geração de energia tivesse ajuda de usinas termelétricas, cujo custo de operação é bem mais elevado e poluente, além disso, o Brasil está importando energia de países vizinhos, com pagamento feito em dólar.

Energia solar: fuja das tarifas extras
Quando você pensa em instalar módulos fotovoltaicos para captar energia solar, logo pensa em grandes investimentos e que você não pode pagar, não é mesmo?
Mas você já fez as contas do quanto já pagou de tarifas adicionais utilizando a energia produzida pelas hidrelétricas?
O sistema fotovoltaico é hoje um dos maiores custos-benefícios quando se fala em economizar na conta de energia.
O investimento inicial com a instalação logo é recuperado nos primeiros anos de uso, sendo possível gerar uma economia de até 95%.
O painel solar fotovoltaico recebe os raios do sol e converte em energia corrente contínua (CC). O inversor solar converte a corrente contínua em corrente (CC) em corrente alternada (CA) para o uso na sua casa ou empresa.
O relógio bidirecional tem a função de registrar o seu consumo e a energia injetada pelo sistema fotovoltaico. Quando você não consome toda a energia gerada pelo sistema fotovoltaico, o excesso é injetado na rede e gera um crédito que permanece a sua disposição para utilização no período de até 60 meses após registrado. Com a geração própria de energia, o usuário não depende totalmente da energia produzida pelas usinas hidrelétricas e fica livre de qualquer tarifa estabelecida pela Aneel.
Além disso, a energia solar é uma fonte renovável, limpa e sustentável, não poluindo o meio ambiente.

Comentários