fbpx
Home   /   Blog   /   Conta de energia fica mais cara com reajuste de 52% na bandeira tarifária enquanto energia solar promove economia e sustentabilidade.

Notícia

Conta de energia fica mais cara com reajuste de 52% na bandeira tarifária enquanto energia solar promove economia e sustentabilidade.
1 de Julho, 2021

Conta de energia fica mais cara com reajuste de 52% na bandeira tarifária enquanto energia solar promove economia e sustentabilidade.

Consumidores de energia solar estão livres do reajuste anunciado pela Aneel com previsão de duração de 5 meses.

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajuste na bandeira tarifária vermelha patamar 2, passando de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos, o que representa um aumento de 52%. O novo valor começa a valer a partir de julho e a previsão é que a bandeira permaneça acionada até novembro.

As taxas adicionais são aplicadas às contas do consumidor final quando há um aumento no custo da produção de energia.

Quando os reservatórios hídricos estão altos não há cobrança de taxa extras (bandeira verde). Quando há problemas na geração de energia, como pouco índice de chuva por exemplo, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha ou vermelha patamar 2.

 

Crise Hídrica no Brasil

O Brasil vive a pior crise hídrica dos últimos 90 anos, onde os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste – que respondem por 70% da capacidade de geração de energia do país – estão com apenas 29,4% da capacidade de armazenamento, e não há previsão de chuva forte até Outubro.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez pronunciamento na televisão e pediu uso “consciente e responsável” de água e energia por parte da população.

Energia Fotovoltaica – consciência, responsabilidade e livre das taxas adicionais

Uma alternativa consciente, responsável e livre das taxas adicionais é a utilização de painéis fotovoltaicos como fonte de geração de energia para sua casa, estabelecimentos industriais e/ou comerciais.
Com a instalação de módulos fotovoltaicos, a energia passa a ser produzida através do sol, não dependendo de usinas hidrelétricas, com isso, além de estar livre dos reajustes abusivos praticados no país, é possível ainda gerar uma economia de até 95% na conta de energia.

Além disso, a energia solar é uma fonte renovável, limpa e sustentável já que não emite gás carbônico.

Comentários